O laboratório visa o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de mecânica dos solos, dando apoio ao curso de graduação em engenharia civil do Campus Macaé, através de aulas práticas, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica e estágio interno curricular. Dispõe de uma área de 140 m² divididos em dois grandes ambientes. Um dos ambientes comporta os equipamentos mais sensíveis. O outro ambiente é destinado a equipamentos mais robustos (ensaios menos delicados) e armazenamento de materiais.
    Os equipamentos são destinados à realização de ensaios de caracterização física, mecânica dos solos. Alguns destes equipamentos estão descritos a seguir: Equipamentos para ensaios de granulometria em amostras de solos, massa específica, limites de consistência, compactação, CBR, permeabilidade, infiltração, adensamento e resistência ao cisalhamento. Tem-se disponível no laboratório 2 prensas para ensaios de adensamento; 1 prensa para ensaio de cisalhamento direto; 3 balanças, 1 estufa, 1 permeâmetro, 1 prensa para ensaios de CBR; 1 prensa elétrica para ensaios de rompimento de corpos de prova, 1 equipamento para sondagem com medida NSPT, 1 trado motorizado, 1 destorroador, 1 prensa para fabricação de tijolo solo cimento, material para retirada de amostras deformadas e indeformadas, entre outros.
    As atividades associadas às aulas práticas realizadas neste laboratório são: retiradas de amostras deformadas e indeformadas, ensaios de caracterização completa de solos, ensaios de adensamento, ensaios de cisalhamento direto, ensaios de permeabilidade, ensaios de compactação, ensaio para a determinação do índice suporte Califórnia e sondagem à percussão. Todos esses ensaios são executados pelos alunos, com acompanhamento de um técnico ou professor responsável. Além disso, atividades de pesquisas também vêm sendo realizadas pelos alunos de iniciação científica, além do apoio aos trabalhos de conclusão de curso. Cabe ressaltar que o laboratório também possui equipamentos que permitem realizar o levantamento planialtimétrico de terrenos (parte associada as aulas práticas da disciplina de topografia).

Responsável:

Prof. Gustavo Vaz de Mello Guimarães