DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO PARA O BLOCO C – CAMPUS UFRJ MACAÉ

Prof. Diego Cunha Malagueta

O projeto visa dimensionar o sistema de refrigeração para o bloco C da Universidade Federal do Rio de Janeiro – campus Macaé. O bloco consiste em um prédio de três andares, utilizado para atividades acadêmicas, como pesquisas, estudos e aplicação de aulas por professores. A proposição é a adoção de um sistema único de refrigeração, capaz de atender maiores demandas térmicas de forma mais eficiente, além de atender normas regulamentadoras vigentes para conforto térmico.
    A princípio, foi calculado a necessidade térmica para um período de um ano, e posteriormente proposto alterações no prédio para redução da demanda energética necessária, seguido da realização de novos cálculos para análise. Com estes resultados, foi possível realizar a seleção do chiller com a utilização de catálogos de fabricantes.
    Da consolidação dos dados, conclui-se que o sistema adotado pela faculdade está superdimensionamento, gerando custos a mais para a instituição, e de possivelmente não o conforto térmico dos usuários.

This project aims to size the refrigeration system for the Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, block C. This edification has three floors, and are used for academic purposes, such as researches, studies and teaching classes. The works aims to size the adoption of a single cooling system, capable of reaching higher thermal demands with efficiency according to literature, in order to attend current regulatory norms for thermal confort.
    First, the thermal need was calculated for a period of one year, and after that, changes are analized to reduce the energy demand, then, the thermal load calculation was redone and the results compared. With these results, it was possible to make the selection of chiller by manufacturer catalog.
    From results consolidation, it is concluded that the system adopt is oversized, carrying costs for the institution, besides, possibly not effectively guaranteeing the thermal comfort for users.

free counter