Prof. Marcelo Silva

Prof. Rafael Malheiro (Coorientador)

Com a crescente busca por alternativas economicamente viáveis e sustentáveis para as necessidades humanas e pela escassez de água, seja devido às secas enfrentadas por algumas regiões do país ou por concessionárias não suprirem a demanda, foi proposto a criação de um poço semi artesiano no campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro como forma de incentivo para este tipo de abastecimento de água para uso geral, como em banheiros e jardins. Foram definidas algumas características do poço proposto, assim como a instalação hidráulica para abastecimento do futuro galpão das engenharias no campus e apresentados os cálculos para seleção da bomba necessária para o sistema de recalque.

With the growing search for economically viable and sustainable alternatives for human needs and the shortage of water, due to droughts faced by some regions of the country or providers not meeting the demand, it was proposed the creation of a semi artesian well in the Macaé campus of University of Rio de Janeiro as an incentive for this general use water supply, such as bathrooms and gardens. Some characteristics of the proposed well were defined, such as the hydraulic system to supply the future engineering wearhouse and calculations were presented for the pump selection required for the discharge system.

free counter