INSTRUMENTAÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO SUBSÔNICO PARA APLICAÇÃO DIDÁTICA

Prof. Necésio Gomes Costa

O presente trabalho busca descrever de forma clara e objetiva o processo de instrumentação de um túnel de vento, já existente no campus da UFRJ-Macaé. A instrumentação foi realizada através de: uma máquina de fumaça, uma balança aerodinâmica e um tubo de Pitot. Dessa forma será possível operacionalizá-lo para diversos projetos e atividades acadêmicas relacionadas à Mecânica dos Fluidos.
    O tubo de Pitot foi desenvolvido de forma que a obtenção dos dados seja feita por meio de um Arduino, fazendo com que a medição da velocidade seja mais precisa. A máquina de fumaça é o único equipamento que obterá medidas qualitativas relativas ao regime de escoamento. A balança serve para a medição das forças de arrasto e sustentação, apesar da sua construção ser simples é necessário para o seu funcionamento constantes calibrações.
    Cada instrumento adicionado tem como premissa a fácil operação por qualquer pessoa, baixo custo e simplicidade de construção. Apesar desta simplicidade, por este ser um trabalho com fins didáticos, espera-se que ao fim deste o túnel de vento ser utilizado pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica do Campus, contribuindo com áreas de pesquisa de um curso que ainda está em formação.
    No decorrer deste trabalho serão apresentados os requisitos para a execução, teorias e metodologias desenvolvidas para cada equipamento periférico.

This study aims to describe clearly and objectively the instrumentation process of a wind tunnel, existing on the campus of UFRJ - Macaé. The instrumentation was performed by: a smoke machine, an aerodynamic balance and a Pitot tube. This way you can operationalize it for various academic projects and activities related to Fluid Mechanics.

The Pitot tube is designed so that data collection is made by a Arduino, making the speed measurement is more accurate . The smoke machine is the only equipment that will get qualitative measures on the flow regime. The scale used for measuring the drag and lift forces, despite its simple construction is required to be functioning calibration constants.
    Each added instrument is premised easy operation by anyone, low cost and simplicity of construction. Despite this simplicity, because it is a work with didactic purposes, it is expected that the end of the wind tunnel to be used by students of Campus Mechanical Engineering, contributing to research areas of a course that is still developing.
    In the course of this work will be presented the requirements for execution, theories and methodologies developed for each peripheral equipment.

visitor counter