DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UMA EDIFICAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

Profa. Beatriz Rohden Becker

Embora a concepção de projetos de captação de água de chuva no Brasil ainda seja pouco difundida, muitas construtoras sabem que esta é uma ação de responsabilidade social, e aos poucos esse tema ganha espaço no mercado da construção civil. Em virtude disso, este estudo tem como objetivo analisar o potencial de captação de águas pluviais no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) da cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES para uso não potável, comparando os diferentes métodos de dimensionamento de sistema de captação descritos pela norma ABNT NBR 15.527/2007. Através da utilização de dados pluviométricos locais, de valores reais de consumo de água potável na edificação em estudo, do número de usuários e outros dados levantados “in loco”, foi realizado o dimensionamento do sistema de captação de água de chuva, bem como a obtenção do “payback” estimado do investimento do projeto. Além disso, o software Netuno 4 foi utilizado na simulação para um dimensionamento mais refinado do sistema de coleta. Este estudo de caso foi adotado para mostrar a viabilidade da implantação de projetos de aproveitamento de águas pluviais em edificações, sejam públicas ou privadas, com um tempo de retorno favorável ao investimento aplicado, gerando economias e incentivando a sustentabilidade. Dentre os métodos utilizados para o dimensionamento do reservatório, o de Rippl retornou um potencial de utilização de água pluvial satisfatório (70,86%) para a série histórica analisada, comparado ao percentual de substituição da demanda total por água de chuva (76%). Além disso, o custo unitário de implantação do projeto utilizando-se este método foi mais satisfatório que os outros métodos trazidos pela norma: Prático Alemão, Prático Australiano e da Simulação. O método Prático Inglês, apesar de ter apresentado um custo unitário de implantação menor que o de Rippl, não é o mais indicado para o dimensionamento do reservatório inferior, uma vez que ele não leva em conta a demanda de consumo de água na edificação. O método de Azevedo Netto originou um tempo de retorno elevado (16 anos aproximadamente) comparado ao período de análise de 20 anos utilizado no estudo. Os demais métodos oscilaram entre 6 e 8 anos.

Although the conception of rainwater catchment projects in Brazil is still not widespread, many construction companies know that this is a socially responsible action, and this theme is slowly gaining ground in the construction market. Because of this, this study aims to analyze the potential of rainwater catchment at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) of Cachoeiro de Itapemirim / ES for non-potable use, comparing the different methods of sizing system described by ABNT NBR 15.527/2007. Through the use of local rainfall data, the actual values of drinking water consumption in the building under study, the number of users and other data collected “in loco”, the rainwater catchment system was dimensioned as well as the obtaining the estimated payback of the project investment. In addition, the Netuno 4 software was used to simulate a more refined sizing of the collection system. This case study was adopted to show the feasibility of implementing rainwater projects in public and private buildings, with a favorable return time on investment, generating savings and encouraging sustainability. Among the methods used for reservoir sizing, Rippl's returned a satisfactory rainwater utilization potential (70.86%) for the historical series analyzed, compared to the percentage of total rainwater demand substitution (76.01%). In addition, the unit cost of project implementation using this method was more satisfactory than the other methods brought by the standard: German Practice, Australian Practice and Simulation. The Practical English method, despite having a lower unit cost of implementation than the Rippl, is not the most suitable for sizing the lower reservoir, since it does not take into account the water consumption demand in the building. Azevedo Netto’s method resulted in a high payback time (approximately 16 years) compared to the 20-year analysis period used in the study. The other methods ranged from 6 to 8 years.

Visualizar