Desenvolvimento de aplicativo móvel para dimensionamento de ciclos Rankine

Orientador: Diego Cunha Malagueta

Coorientador: Profa. MSc. Janaína Sant’anna Gomide

Os ciclos de potência do tipo Rankine são responsáveis pela maior parte da geração de energia elétrica do mundo. Assim, para atender as necessidades financeiras e de sustentabilidade, é papel do engenheiro projetar máquinas que aproveitem a máxima quantidade de energia disponível nesses sistemas. Este trabalho teve como objetivo criar uma ferramenta para auxiliar estudantes de engenharia no dimensionamento de ciclos Rankine ideais de forma automática. Para isso, três tipos de arranjos foram modelados de forma qualitativa, identificando a sequência de passos necessária para calcular as variáveis de interesse. Os algoritmos foram implementados na linguagem de programação Python e, em seguida, em Java para o desenvolvimento de um aplicativo móvel nativo para a plataforma Android. Os softwares desenvolvidos se mostraram eficazes nos dimensionamentos propostos e capazes de indicar parâmetros para a otimização dos ciclos. Além disso, o aplicativo móvel garante um processo eficiente de experimentação para diferentes parâmetros de projeto, devido à sua portabilidade e interface intuitiva para o usuário. Por fim, os resultados alcançados por este trabalho podem ser utilizados como forma de motivação para o uso da programação na solução de problemas de engenharia.

Rankine power cycles are responsible for most of the world’s electricity generation. Therefore, in order to meet financial and sustainability needs, it is the engineer’s role to design machines that exploit the maximum amount of energy available in these systems. This work aimed at creating a tool to assist engineering students in modeling ideal Rankine cycles automatically. For this, three types of arrangements were implemented in the Python programming language, as well as in Java for the development of a native mobile application for the Android operational system. The software developed proved to be effective in the proposed modeling and capable of indicating parameters for the optimization of the cycles. In addition, the mobile application guarantees an efficient manner of experimentation for different design parameters, due to its portability and intuitive user interface. Finally, the results achieved by this work can be seen as a form of motivation for the use of programming in order to solve engineering problems.