PROJETO DE MELHORIA DA MOBILIDADE NO ACESSO E ESTACIONAMENTO DE UM POLO UNIVERSITÁRIO: O CASO DA UFRJ/MACAÉ

Orientador: Conrado Vidotte Plaza

A mobilidade urbana sustentável busca a harmonização entre os meios de transporte para uma melhoria na qualidade de vida e na segurança dos habitantes. Um estudo de mobilidade das pessoas nos espaços públicos é essencial, principalmente, para os pedestres e ciclistas. Uma cidade onde o sistema de transportes é planejado priorizando os modos não motorizados se torna um local onde os pedestres e ciclistas se sentem seguros, resultando em incentivo para a migração dos modos motorizados para estes, refletindo, ainda, na redução de emissão de poluentes ocasionadas pelos tráfegos de veículos. Diversas cidades europeias já adotam zonas de baixa velocidade, onde se incentiva a população a utilizar bicicletas para ir ao trabalho ou percorrer pequenas distâncias, não havendo necessidade de preocupação com sua segurança em relação aos automóveis. Locais onde existiam estacionamentos, hoje são utilizados para recreação no qual são implantadas áreas de convivência com bancos e arborização. Tais medidas não apenas contribuem para omeio ambiente como um todo, mas também para a saúde de cada indivíduo. A partirdisto, este estudo tem como objetivo a análise da acessibilidade e estacionamento em um polo universitário feita a partir da definição do espaço a ser estudado, do levantamento de dados, análise dos fluxos, propostas de melhorias e elaboração de um projeto. Propõe-se uma modificação no layout do estacionamento com o objetivo de mitigar os problemas de congestionamento e falta de vagas, levantados como principais adversidades enfrentadas, e, concomitantemente, ampliar o espaço de convivência e de estacionamento para bicicletas, propondo maior número de paraciclos e a cobertura do mesmo em caso de chuva, de forma a incentivar o uso deste modal.

Sustainable urban mobility is looking for harmony between all means of transportation to improve society life quality and safety. A search about people mobility on public spaces is essential, mainly for pedestrian and cyclist. A city where transportation system is planned prioritizing non-motorized transport became a safety place and inspire people to use bicycles instead of motorized means, reducing pollution emissions. In Europe, there are many cities where already exists low speed zone, so population is motivated to use bicycles to work or walk small distances without worries about traffic safety. Places where existed parks, nowadays, is used for recreation with three and benches. Those actions not only contributed for environment but for population health. This work has a purpose to analyze accessibility and the parking space of a university campus through definition of working area, data collection, flow analyzes and suggestion for improvement and Project concept. It is proposed a new layout for the parking lot to mitigate traffic problems and lack of parking spots, mainly difficulties encountered through the questionnaire applied, and, at the same time, propose a largest living space and bicycle stand with protection for rainy days.