ESTUDO COMPARATIVO DE FLUIDOS DE TRABALHO E ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM CICLO RANKINE ORGÂNICO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE PLANTA CSP PARA O CAMPUS UFRJ-MACAÉ

Orientadora: Prof. Dr. Diego Cunha Malagueta

O presente trabalho objetiva a seleção de fluidos orgânicos para operarem num Ciclo Rankine Orgânico entre as temperaturas de 180ºC e 200ºC para um protótipo de planta de concentradores solares com 5kW de potência útil no campus UFRJ-Macaé, dando enfoque na análise e comparação termodinâmica e de segurança de cada fluido de trabalho. As soluções do equacionamento proposto foram encontradas por meio de um software com diversas propriedades termodinâmicas de fluidos pré disponíveis em catalogo. Uma análise quantitativa em conjunto com uma qualitativa são seguidas a fim escolher e modelar os fluidos de trabalho que operem um Ciclo Rankine Orgânico. Como resultado final deste trabalho, foi possível escolher o melhor fluido dentre os apresentados, de acordo com as necessidades do projeto. Com a apresentação de análises e comentários referentes aos resultados e metodologias utilizadas espera-se contribuir para a fabricação deste protótipo, incentivando a nacionalização dos componentes de uma planta CSP-ORC.

The present project aims at the selection of organic fluids to operate in an Organic Rankine Cycle between temperatures of 180ºC and 200ºC for a prototype of concentrated solar power plant with 5kW of useful power in the UFRJ-Macaé campus, focusing on the analysis and thermodynamic and comparison of safety of each working fluid. The solutions of the proposed equation were found by means of a software with several thermodynamic properties of fluids pre available in catalog. A quantitative analysis in conjunction with a qualitative one is followed in order to choose and model the working fluids that operate an Organic Rankine Cycle. As the final result of this project, it was possible to choose the best fluid among those presented, according to the needs of the project. With the presentation of analyzes and comments regarding the results and methodologies used, it is expected to contribute to the manufacture of this prototype, encouraging the nationalization of the components of a CSP-ORC plant.

search file 512