Desenvolvimento de aplicativo para auxílio na seleção de bomba centrífuga para elevação de água da cisterna a caixa d’água de uma residência

Orientadora: Prof. M.Sc. Marcelo da Silva

Seja devido às variações climáticas, ineficiência das concessionárias de água ou excesso de demanda por água encanada, é uma situação comum no país o não abastecimento diário de água encanada nas residências. Para se precaver, aumentando o reservatório de água para além da caixa d’água, a construção de grandes reservatórios ao nível do solo é a opção mais popular, conhecida como cisterna. Como a água deve ser elevada da cisterna até a caixa de água, é necessária uma bomba centrífuga adequada para a execução do serviço. No intuito de automatizar o processo de seleção de bomba, este trabalho teve como objetivo criar um aplicativo móvel para android que fornecesse ao usuário os parâmetros mais relevantes na seleção da bomba. Para isso, uma rota determinística foi traçada para o cálculo da altura manométrica e outras grandezas relevantes, de forma que se obteve uma sequência de cálculos com uma lógica possível de ser transformada em um algoritmo. Em seguida, foram desenvolvidos os códigos, primeiro na linguage Python, e posteriormente adaptado para Java de forma a possibilitar a implementação na aplicação móvel. O aplicativo construído mostrouse eficiente na obtenção dos dados mais importantes necessários à seleção de uma bomba a partir de um catálogo do fabricante. A aplicação também forneceu a equação da curva do sistema com excelente precisão, possibilitando eficiência na obtenção do ponto de trabalho ao confrontá-la com as curvas da bomba. Com uma interface amigável e utilização intuitiva, o aplicativo se mostrou de fácil utilização. Por fim, são sugeridas formas de aprimoramento do aplicativo e discute-se o potencial que aplicativo tem de facilitar o processo de seleção de bombas para engenheiros, estudantes e de pessoas que saibam coletar dados da linha de recalque, mas que não tenham domínio do processo de cálculos envolvido.

Whether due to climatic variations, inefficiency of the water utilities industry or excess demand for piped water, the lack of daily piped water supply in homes is a common situation in the country. To be on the safe side, increasing the water reservoir beyond the water tank, building large reservoirs at ground level is the most popular option, known as a cistern. As the water must be lifted from the cistern to the water tank, a suitable centrifugal pump is required to perform the service. In order to automate the pump selection process, this work aimed to create a mobile application for android that would provide the user with the most relevant parameters in the pump selection. For this purpose, a deterministic route was drawn to calculate the head and other relevant quantities, so that a sequence of calculations was obtained with a logic that could be transformed into an algorithm. Then, the codes were developed, first in the Python language, and later adapted for Java in order to enable implementation in the mobile application. The built application proved to be efficient in obtaining the most important data needed to select a pump from a manufacturer's catalog. The application also provided the system curve equation with excellent precision, enabling efficiency in obtaining the work point when confronting it with the pump curves. With a friendly interface and intuitive use, the application proved to be easy to use. Finally, suggestions are made for improving the application and discussing the potential that the application has to facilitate the pump selection process for engineers, students and people who know how to collect data from the discharge line, but who do not have mastery of the process of calculations involved.