ANÁLISE DA CURVA CARACTERÍSTICA DO SOLO POR DIFERENTES MÉTODOS DE ENSAIO

Orientadora: Profa. Graziella Maria Faquim Jannuzzi, D.Sc.

É fundamental para um maior entendimento do comportamento do solo não saturado, a determinação de sua curva característica, pois ela representa a capacidade do solo de reter água em diferentes valores de sucção. Foi proposto uma análise crítica sobre os resultados experimentais de diferentes métodos de ensaio para a determinação da curva característica do solo, com o intuito de contribuir para o estudo da mecânica dos solos não saturados. O presente trabalho foi realizado com amostras indeformadas do solo do Instituto de Engenharia Nuclear, localizado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram utilizados três métodos para obter a curva característica: Papel filtro, Câmara de Richards e método de evaporação pelo analisador HYPROP®. Apesar de a câmara de Richards ser o principal método utilizado por engenheiros agrônomos e pesquisadores para se obter a curva característica, devido a sua confiabilidade e altos níveis de pressão, o método necessita de um longo tempo de espera para obter os resultados satisfatórios; o que motivou os estudos da aplicação dos outros dois métodos. Concluiu-se, portanto, que o ensaio de evaporação pelo analisador HYPROP® junto ao ensaio de papel filtro é uma boa opção para determinação da curva característica.

The determination of the characteristic curve is essential for a better understanding of unsaturated soil behavior as it represents the capacity of the soil to retain water at different suction values. A critical analysis of the experimental results of different test methods for the determination of the soil characteristic curve was proposed, in order to contribute to the study of unsaturated soils mechanics. The present work was accomplished with undisturbed soil samples from the Institute of Nuclear Engineering, situated in the campus of the Federal University of Rio de Janeiro in Brazil. Three methods were used to obtain the characteristic curve: Filter paper, Richards pressure chamber and evaporation method by the HYPROP® analyzer. Although the Richards chamber is the main method used by agronomists and researchers to obtain the characteristic curve, due to its reliability and high pressure levels, the method requires long waiting times to obtain satisfactory results; which motivated the studies on the application of the other two methods. Therefore, it was concluded that the evaporation test by the HYPROP® analyzer, together with the filter paper test, is a good option for determining the characteristic curve.