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Título

    PROPOSTA DE MELHORIA DE UM PROCESSO DE LOGÍSTICA DE PESSOAL DE UMA EMPRESA DO RAMO DE MANUTENÇÃO UTILIZANDO LEAN OFFICE E MODELAGEM DE PROCESSO

Orientador(a)

Orientador: Prof. Me. Allan Martins Cormack

Resumo

    O contexto atual, caracterizado pela pandemia de COVID-19, apresenta alterações de mercado tanto na oferta, quanto na demanda. Sendo assim, a filosofia Lean Office e a notação BPMN (Business Process Model and Notation) são possíveis alternativas para uma empresa se manter competitiva. Assim, o presente estudo teve o objetivo de diagnosticar o estado atual de um processo logístico de uma empresa de manutenção offshore e projetar seu cenário futuro propondo melhorias com base nos conceitos da filosofia Lean Office e BPMN, adotando as
metodologias de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O alto lead time do processo atual afeta a relação cliente-fornecedor do caso em questão. Sendo assim, com a aplicação do método proposto neste estudo foi possível atingir a redução do lead time na projeção de cenário futuro do processo, sendo reduzido de 51,2 horas para aproximadamente 10,1 horas, representando uma queda de aproximadamente 80,3% no tempo total. Por fim, com base nas análises realizadas, foi elaborado um plano com ações alinhadas aos conceitos Lean Office e BPMN, a fim de reduzir os desperdícios do processo, proporcionando maior agilidade e eficiência em sua execução.

Abstract

    The current context, characterized by the COVID-19 pandemic, presents market changes both in supply and demand. Thus, the Lean Office philosophy and the BPMN (Business Process Model and Notation) are possible alternatives for a company to remain competitive. Thus, the following study had the objective of diagnose the current state of a logistic process of an offshore maintenance company and design its future scenario, proposing improvements based on the concepts of Lean Office philosophy and BPMN, adopting the methodologies of bibliographic research and case study. The high lead time of the current process affects the customer-supplier relationship of the case in question. Thus, with the application of the method proposed in this study, it was possible to achieve the reduction of lead time in the projection of the future scenario of the process, being reduced from 51.2 hours to approximately 10.1 hours, representing a decrease of approximately 80.3% in total time. Finally, based on the analyzes carried out, a plan was prepared with actions aligned with the Lean Office and BPMN concepts, in order to reduce process waste, providing greater agility and efficiency in its execution.

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