UTILIZAÇÃO DO BIDIMENSIONAL VARIABLE SIZED BIN PACKING PROBLEM PARA OTIMIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTES EM MULTINACIONAL DO SETOR DE ÓLEO E GÁS

Prof. Thiago Gomes de Lima, D.Sc.

A gestão de custos é fundamental para as organizações, pois assegura a competitividade empresarial e a sustentabilidade dos negócios. As empresas, especialmente no setor de óleo e gás, têm buscado a redução dos custos e a otimização da cadeia de suprimentos no atual cenário de incertezas e concorrência acirrada. O presente trabalho tem como objetivo propor uma modelagem matemática e computacional de alocação de materiais em veículos para atendimento logístico onshore ou offshore. O problema consiste em minimizar a quantidade de veículos utilizados para o transporte rodoviário de cargas e reduzir os custos logísticos envolvidos. Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo de caso em que foram utilizados dados reais para modelagem e resolução do problema. A pesquisa permitiu verificar que automatizar o processo de planejar o carregamento de materiais seria de grande benefício para a empresa, principalmente devido a redução dos custos de transporte e eliminação dos desperdícios de tempo, resultando em um carregamento enxuto e mais eficiente. Observou-se que o modelo descrito apresentou até 29% de redução de custos para os veículos call out e 34% para os dedicados. Dessa forma, o modelo se mostrou com alto nível de relevância para a otimização de despesas logísticas, assim como para aqueles que visam aprofundar os estudos relacionados ao bin packing problem.

Cost management is essential for organizations to ensure business competitiveness and sustainability. Companies, especially in the oil and gas sector, have sought to reduce costs and optimize the supply chain in the current scenario of uncertainty and fierce competition. The present work aims to propose a mathematical and computational modeling of material allocation in vehicles for onshore and offshore logistic service. The problem is related to minimizing the number of vehicles used for road freight transport and reducing the logistical costs involved. To this end, the case study methodology was adopted, in which real data were used for modeling and solving the problem. The research showed that automating the process of planning the loading of materials would be a great benefit to the company, mainly due to the reduction of transport costs and elimination of time waste, resulting in a lean and more efficient loading. It was observed that the described model presented up to 29% of cost reduction for the call out vehicles and 34% for the dedicated ones. In this way, the model showed a high level of relevance for the optimization of logistical expenses, as well as for those who aim to deepen studies related to the bin packing problem.