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Título

    CONTRIBUIÇÕES DA INDÚSTRIA 4.0 PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES NO SETOR FASHION: UM ESTUDO DE CASO DE UMA MARCA BRASILEIRA

Orientador(a)

    Prof. D.Sc. Thiago Gomes de Lima

Resumo

    O mercado de moda contribui para a economia do país, além de ser um dos setores que mais emprega no mundo. O Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, desde a produção das fibras até o varejo do vestuário. Porém é preocupante o grande impacto ambiental que o setor ocasiona. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da indústria 4.0 para implementação de modelos de negócios circulares no setor fashion, portanto, foi realizado um estudo de caso de uma marca brasileira. Através de uma abordagem qualitativa e exploratória, analisou-se 26 cases do setor globalmente que serviram de inspiração para propostas de aplicação em uma marca brasileira que preza pela sustentabilidade. Foi possível identificar que as iniciativas estão concentradas em maior parte na etapa “uso e fim dos produtos” do Ciclo de Valor da Moda (18 casos). O atributo de circularidade de maior recorrência foi o “geração de resíduos” (18 casos), seguido pelo de “uso eficiente dos recursos” (16 casos). Sobre as tecnologias habilitadoras, percebe-se que a maior parte do setor não faz uso de nenhuma delas (13 casos) e as mais adotadas foram “inteligência artificial, processamento de dados (big data) e computação em nuvem (cloud computing)” (7 casos) e “manufatura digital” (7 casos). Portanto, este trabalho apresenta 13 propostas de oportunidades com fins circulares, nas 5 etapas do Ciclo de Valor da Moda, considerando o uso das 6 tecnologias habilitadoras citadas neste trabalho, em especial o usa da tecnologia RFID, para garantir que todos os produtos sejam reconhecidos automaticamente em instalações de reciclagem.

Abstract

    The fashion market contributes to the country's economy and is one of the sectors it employs most in the world. Brazil has the largest complete textile chain in the West, from fiber production to apparel retail. However, the major environmental impact the industry has on the industry is worrying. The objective of this work is to analyze industry 4.0 contributions to implementing circular business models in the fashion sector, therefore a case study of a Brazilian brand was conducted. A qualitative and exploratory approach analyzed 26 cases in the industry globally, which served as inspiration for proposals to apply to a Brazilian brand that values sustainability. It was possible to identify those initiatives are mostly concentrated in the “use and end of products” stage of the Fashion Value Cycle (18 cases). The most frequent circularity attribute was “waste generation” (18 cases), followed by “efficient use of resources” (16 cases). Regarding enabling technologies, most of the industry is not using any of them (13 cases), and the most adopted are “artificial intelligence, big data and cloud computing” (7 cases) and “digital manufacturing” (7 cases). Therefore, this work presents 13 proposed circularpurpose opportunities, in the 5 steps of the Fashion Value Cycle, considering the use of the 6 enabling technologies cited in this work, in particular the use of RFID technology, to ensure that all products are automatically recognized in recycling facilities.

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