SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO FUNCIONAMENTO DE UMA CASA DE FARINHA EM UM ASSENTAMENTO RURAL

Profa. D.Sc. Camila Rolim Laricchia

Presentes ao redor do Brasil, as casas de produção de farinha representam uma forma de convivência, geração de renda e soberania alimentar para muitas famílias no meio rural. O maquinário básico que pode compor uma casa de farinha é a prensa, a trituradora de mandioca e o forno. Este trabalho é resultado de um projeto de construção de uma casa de farinha no assentamento rural Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, localizado em Macaé. O projeto da farinheira, desenvolvido a partir de um projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS), em parceria com o PDS Osvaldo de Oliveira, criou uma possibilidade do assentamento produzir farinha em um espaço próprio, ampliando o escoamento da mandioca ali produzida. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo computacional de simulação para mapear e analisar as etapas do processo produtivo de farinha no assentamento, utilizando o software Arena. A modelagem e simulação de eventos discretos auxilia no planejamento e tomada de decisão, visto que, permite o detalhamento de todo processo de beneficiamento. O modelo foi desenvolvido antes da conclusão da casa de farinha e seus maquinários, por isso foram utilizados dados obtidos de especificações técnicas de máquinas encontradas no mercado. Os resultados encontrados foram quantificação dos resíduos gerados, identificação das principais saídas, do leadtime para produção, do tamanho das filas formadas e dos potenciais gargalos do processo. Isso evidencia a funcionalidade da ferramenta para análise do sistema e o auxílio na tomada de decisão na gestão do processo produtivo. Ainda, devido sua flexibilidade, permite que fatores sejam facilmente ajustados para aplicação em farinheiras similares.

Present throughout Brazil, cassava flour production houses represent a form of coexistence, income generation and food sovereignty for many families in rural areas. The basic machinery that can compose a cassava flour house is the presser machine, the cassava crusher and the oven. This work is the result of a project to build a cassava flour house in the Osvaldo de Oliveira rural settlement, located in Macaé. The flour house project, developed from a university extension project at the Federal University of Rio de Janeiro, the Interdisciplinary Laboratory of Social Technology, in partnership with the rural settlement, created a possibility for the settlement to produce cassava flour in its own space, expanding the flow of cassava produced there. Thus, the objective of this research is to develop a computer simulation model to map and analyze the stages of the flour production process in the settlement, using the Arena software. The modeling and simulation of discrete events helps in planning and decision making, since it allows the detailing of the entire production process. The model was developed before the completion of the cassava flour house and its machinery, so data obtained from technical specifications of machines found on the market were used. The results found were the quantification of waste generated, identification of the main outputs, the lead time for production, the size of the queues formed and the potential bottlenecks of the process. This evidences the functionality of the tool for analyzing the system and aiding in decision-making in the management of the production process. Also, due to its flexibility, allows its factors to be easily adjusted for application in similar cassava flour house.

Visualizar