O CRIOS é um laboratório formalmente vinculado à UFRJ, cadastrado em abril de 2016, e fisicamente localizado no Campus Macaé junto aos cursos de Engenharia.  O CRIOS é resultado de um conjunto de esforços empreendidos pelo seu coordenador, Prof. Carlos Eduardo Silva, e instituições parceiras, incluindo diversos professores e pesquisadores, que buscam desenvolver um ecossistema de empreendedorismo e inovação na região norte fluminense.

Além de ser um laboratório de pesquisa, o CRIOS atua diretamente na extensão universitária promovendo cursos, workshops e palestras, além de gerenciar uma Incubadora de Empresas, cujo espaço físico foi inaugurado em 2017 na Cidade Universitária de Macaé. O laboratório se propõe a desenvolver inovação ao longo de sua pesquisa, o intercâmbio de conhecimento, ensino e aprendizagem, e fortalecendo as relações externas. Desta forma busca estabelecer uma atuação mais empreendedora da UFRJ em Macaé, principalmente nos cursos Engenharia.

O CRIOS tem como grandes linhas de pesquisa os temas estratégia, inovação e empreendedorismo, tendo a sustentabilidade como tema transversal a todas as outras linhas de atuação. Transformar em valor econômico e social o conhecimento desenvolvido através das pesquisas, e disseminado a partir das atividades de ensino e extensão, é um desafio das universidades e, neste sentido, o CRIOS tem como missão desenvolver as capacidades empreendedoras da UFRJ-Macaé e transformar sua região de influência em um ecossistema de empreendedorismo e inovação.

Para isso, busca promover interações com laboratórios e centros de pesquisa, com professores, pesquisadores e empreendedores, com o setor produtivo, com associações de classe, instituições de fomento ao empreendedorismo e a inovação, e com o governo em suas diversas esferas.

Responsáveis:

Coordenador: Prof. Carlos Eduardo Silva