Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Título

    CARACTERÍSTICAS DE PROJETO DE UMA BICICLETA ELÉTRICA E COMPARAÇÃO DO SEU USO COM OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE

Orientador(a)

    Prof. Maurício Aguilar Nepomuceno de Oliveira

Resumo

    Buscar maneiras de fazer uma economia financeira nos dias atuais se tornou rotineiro na vida de muitas pessoas. Esse trabalho de conclusão de curso tem como intuito, mostrar uma alternativa de economia no dia a dia dos cidadãos. Será abordado as características de projeto de uma bicicleta elétrica a partir de uma bicicleta convencional, analisando a bateria e o motor selecionados.
    Através da seleção da bateria, é quantificada a autonomia deste meio de transporte de acordo com a variação de alguns parâmetros (velocidade do condutor, aceleração da bicicleta, grau de inclinação da ladeira, etc.). Com a seleção do motor, e conforme a curva torque x rotação fornecida pelo fabricante, é possível saber se o motor irá funcionar na situação desejada. Para que haja o funcionamento é necessário que o valor do fabricante seja maior que o valor real.
    Também será feita uma comparação o uso da bicicleta com veículos de combustão, utilizando como bases um modelo de carro e moto popular. A comparação será feita em relação a trajetos curtos, quanto as velocidades alcançadas, a emissão de CO2 na utilizaçãodos veículos, os custos e a energia gasta na locomoção. Também será abordado os valores referente a economia financeira que uma bicicleta elétrica é capaz de gerar ao utilizá-la como meio de transporte. Todos as contar contas efetuadas neste estudo foram feitas através do programa Excel.
    Com os resultados obtidos dos estudos, a autonomia da bicicleta será maior para condutores de massas menores e com velocidades mais baixas, quando há presença de ladeiras a autônima da bicicleta elétrica diminui conforme aumenta a inclinação. A bicicleta elétrica possui vantagem de ser um veículo mais barato e menos poluente conforme será visto nos resultados posteriormente, e além disso seu custo por quilometro andado é menor que o carro e moto.

Abstract

    Looking for financial economy has become routine to many people. This paper is intended to show an economy alternative to people in the dayly basis. The paper will present the design characteristics of an electric bicycle from a conventional bicycle, and the analys of the selected battery and motor.
    By the selection of the battery, the autonomy of the bicycle is quantified according to the variety of some parameters (driver speed, bicycle acceleration, slope, etc). According to the motor selection, and to the torque x rotation curve provided by the manufacturer, it is possible to conclude that the motor will operate in the desired situation. For good operation, the manufacturer's value must be greater than the actual value.
    There will also be made a comparison between the use of the bicycle and the combustion vehicles, based on a popular car and motorcycle characteristcs. The comparison will be related to short distances, the speeds attained, the CO2 emission by vehicles, the costs and the energy spent. It will also be approached the values referring to the financial economy that the use of an electric bicycle is able to generate. All the calculus were done with the Excel.
    By the results obtained from the studies, this paper concludes that the autonomy of the bicycle will be greater for lighter drivers and at lower speeds. Also, when there is slopes the autonomy of the electric bicycle decreases as the inclination increases. The electric bike has the advantage of being the cheaper and less polluting vehicle.

Visualizar

   

 

 

web counter

UFRJ Portal dos cursos de engenharia - MACAÉ/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ