Cursos
LaTeX - Um facilitador na elaboração de documentos
O LaTeX (abreviação de Lamport TeX) é um sistema de preparação de documentos, ou seja, é um facilitador para elaborar documentos técnicos e científicos, constituindo uma alternativa a outros programas como por exemplo o word. O LaTeX traz diversas vantagens em relação aos editores de textos convencionais, principalmente quando os usuários utilizam equações matemáticas constantemente. Outra vantagem desse sistema tipográfico de alta qualidade é ser um software livre. De posse de alguns conhecimentos básicos do LaTeX o usuário não precisa mais se preocupar com a formatação, mas apenas com o conteúdo.
O objetivo do curso é capacitar os usuários interessados a poderem elaborar seus trabalhos com agilidade e praticidade utilizando o LaTeX. Adicionalmente, descrever as ferramentas de ajuda para que o usuário saiba onde procurar e encontrar as soluções para os problemas que possam ocorrer futuramente.
Além de aproximar a Universidade da sociedade, o curso contribui para a continuidade na formação de estudantes e profissionais de maneira gratuita, qualificando os interessados com uma ferramenta grátis e de grande utilidade na área acadêmica, mas não se limitando a ela.
Carga horária: 8 horas
Datas: 18, 20, 25 e 27/10/2021
Horário: 18:00h às 20:00h.
Público alvo: Alunos, professores e profissionais das áreas de engenharia, matemática e afins, especialmente externos a UFRJ.
Link para Inscrições: https://forms.gle/HSrBXseyhQ8KuaPu5
Observações:
O curso é totalmente gratuito;
O certificado será emitido para os alunos com frequência superior a 70%.
A inscrição não garante a vaga. Os inscritos selecionados para o curso receberão um e-mail de confirmação com instruções a serem observadas.
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Introdução ao SCILAB
O SCILAB é um software científico gratuito para computação numérica, que fornece um poderoso ambiente computacional aberto para aplicações científicas, tendo semelhanças com o software MATLAB. Diversas pesquisas na área de exatas utilizam programas (softwares) que auxiliam o pesquisador, seja no cálculo de resultados numéricos de aplicações práticas, seja na aproximação de funções, ou ainda na elaboração de gráficos com diversos dados. Assim, destaca-se o SCILAB por poder atender a essas demandas com qualidade, praticidade e gratuidade.
O curso Introdução ao SCILAB visa introduzir os conceitos básicos do programa, para que os usuários possam, posteriormente, utilizar seus recursos matemáticos e suas ferramentas de ajuda por si próprio, para então aplicar devidamente nas suas respectivas atividades. Sendo um curso de INICIAÇÃO, o objetivo é capacitar os usuários interessados a realizar programações no SCILAB, incluindo problemas com vetores e matrizes, a geração de gráficos, etc., e incentivando-os a utilizá-lo nas suas atividades, incluindo os professores nas suas aulas.
Carga horária: 8 horas
Datas: 09, 11, 16 e 18/11/2021
Horário: 18:00h às 20:00h.
Público alvo: Alunos, professores e profissionais das áreas de engenharia, matemática e afins, especialmente externos a UFRJ.
Link para Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNb2p_YlCHHoly-Qfxy4laPFy8wVEUG5n7iMke9Uv6exY7_w/viewform
Observações:
O curso é totalmente gratuito;
O certificado será emitido para os alunos com frequência superior a 70%.
A inscrição não garante a vaga. Os inscritos selecionados para o curso receberão um e-mail de confirmação com instruções a serem observadas.
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Gestão Financeira dos Coletivos de Produção e Comercialização em Assentamentos da Reforma Agrária
Este curso está voltado para o apoio à formação de jovens e adultos, que são assentados/as da reforma agrária e integrantes dos coletivos de produção e comercialização. O conteúdo do curso abrange a gestão financeira desses grupos, dividido em quatro temas: (1) introdução; (2) Fluxo de caixa; (3) Mapeamento de processos; e (4) Estudo de Viabilidade Econômica. Abordamos os assuntos por meio da apresentação de ferramentas que facilitem e qualifiquem o trabalho coletivo, como a utilização de planilhas. Para cada tema, faremos três encontros, com carga horária de 2h, à distância (2 síncronos e 1 assíncrono), devido a pandemia do Covid-19. O primeiro será a discussão do conteúdo, chamado de Tempo Aula. O segundo será a prática da teoria nos coletivos, chamado de Tempo Comunidade (atividade assíncrona). E o terceiro, será um encontro síncrono para acompanhamento do Tempo Comunidade. Assim, para dar concretude às ações desenvolvidas durante o curso, será a partir das atividades de produção e comercialização específicas de cada coletivo, que trabalharemos na prática os conteúdos propostos. A demanda pelo curso surgiu da necessidade de avançar na organização e estruturação dos coletivos, bem como com a sua formação técnica e política.SCILAB é um software científico gratuito para computação numérica, que fornece um poderoso ambiente computacional aberto para aplicações científicas, tendo semelhanças com o software MATLAB. Diversas pesquisas na área de exatas utilizam programas (softwares) que auxiliam o pesquisador, seja no cálculo de resultados numéricos de aplicações práticas, seja na aproximação de funções, ou ainda na elaboração de gráficos com diversos dados. Assim, destaca-se o SCILAB por poder atender a essas demandas com qualidade, praticidade e gratuidade.
Carga horária: 24 horas
Datas: A definir
Horário: A definir
Público alvo: Assentados(as) de assentamentos rurais
Link para Inscrições: Em breve
Observações:
O curso é totalmente gratuito
Moções
Moção de Pesar aprovada durante a 4ª Reunião Ordinária dos Cursos de Engenharia, ocorrida em 07/04/2021.
“A terrível pandemia do covid19 tem ceifado a vida de centenas de milhares de Brasileiros. Muitos deles, próximos de nós, o que é lamentavelmente triste. É com esse pesar, que a Coordenação Geral das Engenharias, em representação dos seus Docentes expressa o pesar pelo Falecimento da Mãe do Professor Bernardo Mattos Tavares, senhora Virgínia Mattos Schettino, pelo falecimento do pai do Professor, Marcelo dos Santos Magalhães, senhor Adilson Braga de Magalhães e pelo falecimento do pai do discente Luis Felipe Barbosa Pereira dos Santos, senhor Luis Antonio Biato Pereira dos Santos, pelo falecimento do pai do ex-aluno Dyogo Monteiro Diniz, senhor Nelson Gonçalves de Azevedo. Estende-se esse pedido a todos os familiares dos integrantes do corpo social das Engenharias que perderam entes queridos durante essa terrível pandemia. A todos eles, e familiares, nossas sinceras condolências reiterando que o corpo docente das Engenharias não poderia deixar de expressar o seu pesar. Desejamos paz, conforto e consolo aos corações enlutados.”
Composição do Colegiado dos Cursos de Engenharia
Presidência:
Ranulfo Martins Carneiro Neto (Titular)
Substituto: Anselmo Pestana Ribeiro Costa
Coordenador do Curso de Engenharia Civil
Esdras Pereira de Oliveira
Substituta: Monique Amaro de Freitas Rocha Nascimento
Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica
Marcelo Costa Cardoso
Substituto: Lucas Lisbôa Vignoli
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção
Camila Rolim Laricchia
Substituto: Milena Estanislau Diniz Mansur dos Reis
Coordenador do Núcleo de Ciências Exatas
Habib Salomon Dumet Montoya
Substituto: Felipe de Medeiros Sales
Representação dos Docentes (2020-2022)
Elisa Pinto da Rocha (Titular) / Beatriz Rohden Becker (Suplente)
Diego Cunha Malagueta (Titular) / Allan Martins Cormack (Suplente)
Representação dos Técnicos Administrativos em Educação (2020-2022)
Nathalia Maria Leite Machado (Titular) / Lorena Vieira da Silva (Suplente)
Rubem Raphael dos Santos Caetano (Titular)
Representação dos Discentes
(2020-2021)
Titular: Milena Ferreira Gagno
Suplente: Mateus Pio Carneiro
(2021-2022)
Titular: Victor Lennin Porto Amorim
Suplente:
MARIA LUIZA PATROCINIO AZEVEDO
Título
DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS EM UMA MICRO E PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL A PARTIR DA FILOSOFIA LEAN CONSTRUCTION
Orientador(a)
Orientador: Prof. M.Sc, Allan Martins Cormack
Co-orientador: Profa. M.Sc Beatriz Rohden Becker
Resumo
O presente trabalho teve como intuito avaliar uma micro e pequena empresa (MPE) do setor de construção civil, através do estudo de conceitos e ferramentas provenientes da filosofia Lean Construction, também conhecida como Construção Enxuta. Tradicionalmente, as MPEs são menos estruturadas e possuem recursos limitados, sofrendo ainda mais os efeitos do contexto dinâmico e competitivo que asempresas estão expostas atualmente, essencialmente as do setor da construção civil, comumente reconhecido por não adotar práticas inovadoras de gestão. A filosofia Lean aplicada à construção civil surge como possível solução para combater o modelo tradicional de gestão. A partir de um instrumento capaz de avaliar o percentual enxuto de uma empresa, baseado nos onze princípios da Lean Construction, foi realizado o diagnóstico de uma MPE do setor da construção civil na cidade de Macaé, interior do estado do Rio de Janeiro. A aplicação desse instrumento resultou em um percentual de 45% considerando a avaliação de variadas dimensões. Fundamentado em análises detalhadas, foi possível traçar um Plano de Ações com propostas de melhorias que se alinham aos princípios da Lean Construction, objetivando redução de desperdícios e aumento da capacidade de gestão. Por fim, este estudo buscou contribuir com MPEs do setor da construção civil que desejem iniciar sua empresa no caminho da busca pela Construção Enxuta.
Abstract
This project aimed to evaluate a small and medium-sized enterprises (SME) in the civil construction sector, through the study of concepts and tools from the Lean Construction philosophy. Traditionally, SMEs are less structured and have limited resources, suffering even more the effects of dynamic and competitive context that companies are currently exposed to, essentially those in the civil construction sector, commonly recognized for not adopting innovative management practices. The Lean philosophy applied to civil construction appears as a possible solution to oppose the traditional management model. Based on an instrument capable of evaluating the lean percentage of a company, based on the eleven principles of Lean Construction, a diagnosis of an SME from the civil construction sector was carried out in the city of Macae, in the state of Rio de Janeiro. The application of this instrument resulted in a 45% considering the evaluation of various dimensions. Based on detailed analysis, it was possible to draw up an Action Plan with proposals for improvements that are in line with the principles of Lean Construction, aiming at reducing waste and increasing management capacity. Finally, this study sought to contribute to SMEs in the civil construction sector who wish to start their company in the search for Lean Construction.
Lívia Corrêa Cerbino
Título
COMPARAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ UTILIZANDO O APARELHO DE CASAGRANDE E O FALL CONE PARA UM SOLO DE FORMAÇÃO BARREIRAS DO CAMPUS DA UFRJ - MACAÉ
Orientador(a)
Profª. Graziella Maria Faquim Jannuzzi
Resumo
Os parâmetros índices dos solos, limites de liquidez (wL) e plasticidade (wP), são importantes para identificar e classificar os solos argilosos. Os valores de wL e wP são conhecidos como Limites de Atterberg. Os ensaios correspondentes representam referência para a engenharia geotécnica e a geologia. A norma brasileira NBR 6459 padroniza o ensaio de limite de liquidez com a utilização do aparelho de Casagrande, no qual o wL é o teor de umidade, em termos percentuais, correspondente a 25 golpes necessários para fechar uma ranhura de 13mm de comprimento. A desvantagem deste método consiste na forte dependência do operador. Na Europa e na Ásia, o método mais popular empregado para a determinação do limite de liquidez é o Fall Cone (cone de penetração). Existem diferentes variações do equipamento e métodos de ensaio de Fall Cone, que são apresentados no trabalho. Diferentes equipamentos e procedimentos de ensaio conduzem a diferentes determinações de wL, as diferenças sendo maiores, particularmente, quando comparados os métodos de Casagrande e o método do Fall Cone. O equipamento de Fall Cone utilizado na presente pesquisa é da marca Geonor (cone sueco). Utilizaram-se os procedimentos empregados no NGI (Instituto Norueguês de Geotecnia) para determinação do wL através do Fall Cone, no qual o cone de massa 60 g com ângulo de 60° cai em queda livre da superfície do solo. O wL, nesse caso, é o teor de umidade em termos percentuais correspondente à penetração de 10 mm. Utilizou-se na presente pesquisa um solo da Formação Barreiras do Campus UFRJ-Macaé, tendo sido comparados os valores de wL através dos métodos de Casagrande e do Fall Cone. Outros ensaios, como por exemplo, granulometria com sedimentação, densidade média dos grãos (G) e teor de matéria orgânica também foram realizados e são apresentados e interpretados no trabalho. Além da comparação mencionada, pretende-se contribuir para aumentar o banco de dados utilizando solos brasileiros no que diz respeito à comparação com os dois métodos de ensaio para determinação do wL. Pretende-se ainda contribuir para a atualização da norma brasileira NBR 6459, sugerindo-se também o emprego do Fall Cone para a determinação do wL. Os resultados experimentais obtidos mostram que em média wL Casagrande = 0,86wL Fall Cone, ou seja, o limite de liquidez obtido através do aparelho de Casagrande foi 14% menor do que o obtido através do fall cone para o solo estudado.
Abstract
Soil index parameters, liquidity limits (wL) and plasticity (wP) are important for identifying and classifying clay soils. The values of wL and wP are known as Atterberg Limits. The corresponding tests represent reference for geotechnical engineering and geology. The Brazilian standard NBR 6459 regulates the liquidity limit test with the use of the Casagrande apparatus, in which the wL is the moisture content, in percentage terms, corresponding to 25 strokes required to close a slot 13mm in length. The disadvantage of this method is the strong dependence of the operator. In Europe and Asia, the most popular method used to determine the liquidity limit is the Fall Cone (cone of penetration). There are different variations of the equipment and test methods of Fall Cone, which are presented at work. Different equipment and test procedures lead to different determinations of wL, the differences being greater, particularly when compared to the Casagrande methods and the Fall Cone method. The Fall Cone equipment used in this research is from the Geonor brand (Swedish cone). The procedures used in the NGI (Norwegian Institute of Geotechnics) were used to determine wL through the Fall Cone, in which the cone of mass 60 g with a 60 ° angle falls in free fall of the soil surface. The wL, in this case, is the percentage moisture content corresponding to the penetration of 10 mm. A soil of the Barreiras Group of the UFRJ-Macaé Campus was used in the present research, and the wL values were compared through the Casagrande and Fall Cone methods. Other tests, such as sedimentation granulometry, mean grain density (G) and organic matter content were also performed and presented and interpreted in the work. In addition to the mentioned comparison, it is intended to contribute to increase the database using Brazilian soils with respect to the comparison with the two test methods for wL determination. It is also intended to contribute to the update of the Brazilian standard NBR 6459, also suggesting the use of Fall Cone for the determination of wL. The experimental results show that on average wL Casagrande = 0.86wL Fall Cone, that is, the liquidity limit obtained through the apparatus of Casagrande was 14% lower than that obtained through the fall cone for the studied soil.
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