Título
BIM NO ENSINO: AVALIAÇÃO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFRJ MACAÉ SEGUNDO O PARADIGMA BIM
Orientador(a)
Orientador: Prof. M.Sc. Leandro Tomaz Knopp
Resumo
Com o advento de novas Tecnologias da Informação na indústria da Construção Civil (TICs), o BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) está se consolidando como uma filosofia de gerenciamento de projetos e processos e uma abordagem muito eficaz para entender, de forma global e sistemática, todo o ciclo de vida de uma edificação. Através de ferramentas que proporcionam o gerenciamento de pessoas, insumos e materiais, em um trabalho multidisciplinar, o BIM é capaz de otimizar custos e tempo, além de gerar uma documentação precisa e com maior qualidade dos diversos sistemas que compõem o projeto. Entendendo que a atualização dos profissionais de Engenharia e Arquitetura perante essa nova filosofia se faz necessária, o Governo Federal, através de políticas públicas, aprovou decretos que determinam a disseminação do BIM em escala nacional. Incentivos públicos e privados estão sendo estimulados através da “Estratégia BIM BR”, documento que lista uma série de objetivos e prazos para que sua difusão ocorra de forma eficaz e organizada. Baseado nos incentivos e prazos colocados nos decretos BIM e com a Resolução CNE/CES 2/2019, que estimula o uso de novas tecnologias no ensino de Engenharia, este trabalho de conclusão de curso faz um estudo sobre a inserção do BIM na grade curricular do curso de Engenharia Civil da UFRJ Macaé. Foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do Curso, entrevistas com o corpo docente de Engenharia e aplicada a metodologia desenvolvida por Checcucci (2014), na qual são identificadas as interfaces entre as disciplinas da grade e o paradigma BIM. Após as análises, foram observadas lacunas e feitas observações a respeito de como o BIM pode auxiliar no processo de formação de engenheiros mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Abstract
With the advent of new Information Technologies (IT) in the Construction industry, BIM (Building Information Modeling) has proven to be a very effective project and process management philosophy to understand, in a global and systematic way, the entire life cycle of a building. Through tools that provide the management of people, inputs and materials, in a multidisciplinary work, BIM is able to optimize costs and time, in addition to generating accurate and higher quality documentation of the various systems that make up the project. The Federal Government of Brazil, in order to update the knowledge of the engineering and the architecture professionals about this new philosophy, it has approved decrees that determine the dissemination of BIM on a national scale. The Government promotes public and private incentives through the "Estratégia BIM BR", document that list a number of objectives and deadlines for the effectively and organized dissemination of the decrees. Based on the incentives and deadlines set out in BIM decrees and the Resolution CNE/CES 2/2019, this paper makes a analyze about the insertion of BIM in the curriculum of the Civil Engineering course at UFRJ Macaé, in order to stimulate the use of new technologies in engineering teaching. It has been analyzed the pedagogical project of the course, interviews with the Engineering faculty was taken and the methodology developed by Checcucci has been applied, in which the interfaces between the grid disciplines and the BIM paradigm are identified. After the analyses, gaps were observed and observations were made about how BIM can assist the process of engineers get more prepared for the challenges of the labour market.