Título
OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES A PARTIR DO ROTEAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRANSBORDO E TRIAGEM: O CASO DE CARAPEBUS-RJ
Orientador(a)
Orientador: Conrado Vidotte Plaza
Resumo
O crescimento populacional nos centros urbanos, a quantidade de resíduos gerados pelas atividades humanas, aliada à escassez de locais apropriados para o descarte de resíduos sólidos urbanos, juntamente com o aumento nas distâncias percorridas para a disposição final têm se apresentado como um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas administrações municipais e por toda a comunidade geradora de resíduos. Diante deste cenário, este trabalho teve como objetivo estudar e elaborar propostas de otimização para o sistema de coleta de resíduos sólidos domiciliares do município de Carapebus - RJ, de forma a diminuir os custos relacionados ao transporte e avaliar os benefícios da implantação de uma Estação de Transferência e Triagem na logística da coleta e para a implementação da coleta seletiva. Para isso, utilizou-se de uma metodologia composta por três etapas: i) levantamento de dados; ii) elaboração dos cenários e; iii) modelagem e avaliação dos cenários. A modelagem e simulação foram realizadas através de um software SIG-T, que permitiu modelar cenários e gerar simulações capazes de determinar rotas ótimas, segundo restrições impostas, para o sistema de coleta em estudo. A análise dos resultados obtidos, quando comparados ao sistema atual (Cenário 0), indicou melhora nos índices para todos os cenários modelados. Porém, as maiores reduções, tanto na quilometragem quanto nas emissões de CO2, ocorreram nos cenários no qual foi alterado o sistema de coleta porta-a-porta para o sistema contendo os Pontos de Entrega Voluntária - PEVs e implantado a Estação de Transferência e Triagem - ETT, alcançando uma redução de até 53,7 % desses indicadores. Já a avaliação da coleta seletiva (Cenário 2B), para o modelo mais otimista, indicou uma redução de 154,4t mensais de resíduos encaminhados para a disposição final em aterros sanitários. Assim, em termos gerais, pode-se constatar que os principais problemas logísticos existentes no caso de Carapebus são consequência direta das longas distâncias percorridas até o aterro sanitário e da má estruturação da coleta como um todo. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a gestão dos RSU nos municípios e evidenciar a aplicabilidade de ferramentas computacionais para o planejamento logístico da coleta de resíduos sólidos urbanos.
Abstract