Título
Estudo da soldabilidade do aço ASTM A131 grau AH36 com a face externa submersa em água a baixas temperaturas aplicando o processo de eletrodo revestido sem preaquecimento
Orientador(a)
Orientadora: Prof. D.Sc. Rudineli Demarque
Resumo
Os elevados custos decorrentes da ação da corrosão nas embarcações atrelados aos possíveis riscos a vida humana no mar são fatores que evidenciam a importância das ações corretivas nas estruturas flutuantes. O aço ASTM A131 grau AH36 é vastamente utilizado na indústria naval devido às suas boas características de resistência mecânica, entretanto pode ter suas características afetadas após a soldagem em determinada região, principalmente quando sua superfície externa permanece em contato constante com a água do mar em temperaturas relativamente baixas. Para controlar os possíveis danos no material, o processo de preaquecimento uniforme da área a ser soldada é uma boa prática presente no setor de construção e reparo. O presente estudo analisou a soldabilidade do aço em questão utilizando o processo de soldagem por eletrodo revestido em diversas condições que simularam as falhas ocasionadas pela corrosão, a temperatura da água e as geometrias dos defeitos, porém sem aplicação de preaquecimento. Após a conclusão dos reparos e dos ensaios não destrutivos as amostras foram preparadas e enviadas para o laboratório onde, por fim, os testes destrutivos foram efetuados. Não houve perda das propriedades mecânicas nas amostras soldadas pelo procedimento convencional com o passe reto, assim como nos corpos de prova de baixa profundidade do pite, mesmo utilizando-se o passe circular de solda. Nas regiões onde os defeitos eram profundos e o passe foi circular, as propriedades mecânicas foram significativamente afetadas, evidenciando a necessidade do passe reto em quaisquer circunstâncias, mesmo que seja necessário conformar a anomalia antes da fusão dos materiais.
Abstract
The high costs arising from the action of corrosion on the vessels linked to the apparent risks to human life on the sea are the factors witch evidence the importance of corrections actions on the metal structures. The ASTM A131 grade AH36 steel is vastly used in the naval industry due to due to its good characteristics of mechanical resistance, however it can change after the welding process in some region, especially when your external surface keeping in constantly touch with the sea water in low temperatures. To control the eventual damages on the material, the uniform preheating process of the area to be welded is a good practice present in the building and repair business. The present study analyzed the weldability of the steel in question using the SMAW process in a several conditions simulating the fails caused by the corrosion, the sea water temperature and the geometry of the defects, however without preheating application. After completion of the repairs and non-destructive tests, the samples were prepared and sent to the laboratory where, finally, the destructive tests were carried out. There was no loss of mechanical properties of the samples welded using straight pass, as well as in the specimens with low pitting thickness, even using the circular pass of welding. In the regions where the defects were deep and the pass was circular, the mechanical properties were significantly affected, evidencing the necessity of apply the straight pass in any circumstances even when conform the anomaly before of the materials union is necessary.