Título
BUSINESS INTELIGENCE ENQUANTO INSTRUMENTO PARA O SUPORTE À GESTÃO ESTRATÉGICA: ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DO SETOR DE ÓLEO E GÁS
Orientador(a)
Orientador: Prof. M.Sc. Thiago Gomes
Resumo
O volume de dados gerados nas atividades da indústria petrolífera tem aumentado de maneira exponencial nos últimos anos, devido à digitalização dos processos para ganho de agilidade. Contudo, a utilização desses de maneira estruturada ainda é baixa e, portanto, representa um desafio para as empresas alcançarem a tão desejada transformação digital. Nesse sentido, a presente monografia objetiva analisar a aplicação do Business Intelligence enquanto ferramenta de suporte à gestão estratégica, de modo a fornecer informações baseadas em dados aos tomadores de decisão da empresa estudada. Para isso, adotou-se a metodologia de estudo de caso realizado numa empresa do setor de óleo e gás. Os resultados com a utilização do Power Bi ©, contemplando os principais indicadores para a gestão do planejamento estratégico fundamentado na metodologia Hoshin Kanri, apontaram um ganho de produtividade na gestão das iniciativas estratégicas. Ainda, possibilitou o alinhamento de todos os níveis da organização, através da disponibilização das informações de maneira simples, visual e em tempo real. Este trabalho foi considerado benchmarking nacional dentro da corporação, destacando o Business Intelligence como um potencial para o aprimoramento de outros processos.
Abstract
The volume of data generated in the activities of the oil industry has increased exponentially in recent years, due to the digitization of processes to gain agility. However, the use of these in a structured way is still low and, therefore, represents a challenge for companies to achieve the much-desired digital transformation. In this sense, this monograph aims to analyze the application of Business Intelligence as a support tool for strategic management, in order to provide information based on data to decision makers of the studied company. For this, the methodology of a case study carried out in a company in the oil and gas sector was adopted. The results with the use of Power Bi ©, contemplating the main indicators for the management of strategic planning based on the Hoshin Kanri methodology, pointed to a productivity gain in the management of strategic initiatives. Also, it enabled the alignment of all levels of the organization, by making information available in a simple, visual and real-time way. This work was considered a national benchmarking within the corporation, highlighting Business Intelligence as a potential for the improvement of other processes.