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Título

PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE UM NOVO PORTO EM MACAÉ

Orientador(a)

Orientador: Prof. Dsc. Rafael Malheiro da Silva do Amaral Ferreira

  

Resumo

 Através deste trabalho acadêmico pretende-se abordar sobre a implantação de um novo porto na cidade de Macaé, assim como de se aplicar os conhecimentosde engenharia civil relativos ao layout compatível com a região de interesse e,principalmente, ao dimensionamento das obras de hidráulica marítima. No processo de concepção e projeto do porto foram utilizados dados de batimetria, dados de onda do local, informações sobre outros portos brasileiros, assim como informações sobre o navio de projeto. Adicionalmente, foram utilizados métodos consagrados para se dimensionar as obras externas assim como a determinação do layout do porto, os quais consideram equações semi-empíricas obtidas na revisão bibliográfica.O layout escolhido é de um porto offshore, com quebra-mar de berma destacado de 2.360 m de comprimento no total, divididos em 1.360 m para o braço paralelo à costa e 1000 metros para o braço perpendicular à costa, com uma ponte de acesso de 1.940 m de extensão. As outras obras, que tiveram as dimensões definidas, foram o canal de acesso com 14,5 m de profundidade e 216 m de largura, e a bacia de evolução com um raio de 580 m e mesma profundidade, para atender o navio de projeto tipo PANAMAX. A última etapa do processo foi a obra de dragagem com o volume de 56.971 m3 para o canal de acesso e de 2.325.030 m3 para a bacia de evolução.O projeto e dimensionamento das obras externas, aplicadas ao caso real da implantação de um novo porto em Macaé, ressaltou os conceitos teóricos da engenharia hidráulica assim como de ciências oceânicas e costeiras, aliando teoria à prática da engenharia civil, A implantação de um novo porto deve também levar em consideração outros aspectos de ordem logística, política e econômica, pois tende a impactar a cidade em vários aspectos, os quais podem ser abordados em trabalhos futuros.

 

Abstract

  This academic work has the objective to discuss about a implementation of a new port in the city of Macaé, as well as to apply the knowledge of civil engineering related to the layout compatible with the region of interest and, mainly, to the project and design of the works of hydraulics engineering works. The port project used bathymetry data, local wave data, information on other Brazilian ports and of their respective design ship.The chosen layout is an offshore port, with a detached breakwater of 2360 m in total, divided in 1360 m for the arm parallel to the coast and 1000 meters for the arm perpendicular to the coast, with a bridge of access 1737 m of extension. The other maritime works, that were designed, were the access channel with 14.5 m of depth and 223 m of width, and the basin of evolution with a radius of 580 m and a depth of 14.5 m, to meet the design vessel PANAMAX. The last stage of the process was the dredging work with the volume of 56.971 m3 for the access channel and 2.325.030 m3 for the evolution basin.The project of the external works, applied to the real case of the implantation of a new port in Macaé, emphasized the theoretical concepts of hydraulic engineering just as those of oceanic and coastal sciences, combining theory with the practice of civil engineering. port that must also take into account other logistical, political and economic aspects, since it tends to impact the city in several aspects, which can be approached in future works.

 

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