Título
ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS): uma avaliação dos modos não motorizados no município de São Mateus - ES
Orientador(a)
Prof. Conrado Vidotte Plaza
Resumo
Com o desenvolvimento e crescimento das cidades, a mobilidade urbana passa a ser uma das preocupações constantes. Atualmente, considerando que tem se buscado um planejamento que contemple novas ideias associadas à mobilidade urbana, foram elaborados índices capazes de proporcionar uma avaliação e monitoramento quanto aos desempenhos das políticas públicas relacionadas a este assunto. Partindo desse pressuposto este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar a mobilidade urbana dos modos não motorizados de transporte do município de São Mateus - ES, de forma a auxiliar no planejamento urbano da cidade. Este estudo contemplou o cálculo de todos os indicadores pertencentes ao domínio Modos Não Motorizados do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS), sendo pioneiro na aplicação deste índice para uma cidade de interior e pequeno porte entre trabalhos já divulgados. O resultado alcançado para o IMUS, considerando a aplicação apenas em um domínio, foi de 0,420, valor que se encontra abaixo da média da escala de 0,00 (pior caso) a 1,00 (melhor caso). Esse resultado evidencia que a cidade precisa avançar muito no que diz respeito à políticas públicas voltadas ao uso dos modos não motorizados de transporte. A aplicação do IMUS permitiu, ainda, a conclusão de que alguns indicadores apresentam dificuldade de cálculo como consequência da necessidade de dados de difícil acesso, ou, em muitas vezes, desconhecidos pelos próprios órgãos responsáveis. A análise destes resultados possibilitou também a comparação entre os scores dos modos não motorizados para diversas cidades brasileiras em que esses cálculos já eram conhecidos, indicando que através de um estudo mais aprofundado será possível obter uma estrutura central para o IMUS com aplicabilidade para cidades de características extremamente distintas.
Abstract
With the development and growth of cities, urban mobility becomes one of the constant concerns, considering that currently has been sought a planning that contemplates new ideas associated with urban mobility, were developed indexes capable of providing an evaluation and monitoring of the performance of the cities. public policies related to this subject. Based on this assumption this research aims to evaluate the urban mobility of the municipality of São MateusES, through non-motorized modes of transport, in order to assist in urban planning of the city. This study included the calculation of all the indicators belonging to the domain of nonmotorized modes, being a pioneer in the application of IMUS to an interior and small city among works already published. The result achieved for IMUS considering the application in only one domain was 0.420 value that is below the average of the scale of 0.00 to 1.00, a result that shows that the city needs to make much progress with regard to policies the use of nonmotorized modes of transport. The application of IMUS also allowed the conclusion that some indicators are very difficult to calculate because their data are out of reach or often unknown by the responsible bodies themselves. The analysis of these results also made it possible to compare the scores of the non-motorized modes for several Brazilian cities where these calculations were already known, indicating that through a more in-depth study it will be possible to obtain a central structure for IMUS with applicability to cities characteristics.
Visualizar