ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO PÓLO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE MACAÉ - RJ

Prof. Bruno Barzellay Ferreira da Costa (Orientador)

Prof. Rafael Malheiro Ferreira (Coorientador)

A água é essencial para a vida em nosso planeta, porém encontra-se cada vez mais escassa, sendo, portanto, considerada um recurso natural limitado. Diante disso, torna-se cada vez mais necessário o estudo de tecnologias visando a implementação de projetos que busquem a conservação dos recursos hídricos. Nesse contexto, o reaproveitamento de águas pluviais para usos não potáveis vem se tornando uma ótima alternativa para a conservação da água dos mananciais, além de contribuir para conter as enchentes em áreas urbanas, visto que retira grande volume de água da chuva dos sistemas de drenagem das cidades, e por fim gera economia na conta de água dos usuários do sistema. Este trabalho tem como objetivo realizar o dimensionamento de um sistema de reaproveitamento de águas pluviais no Polo Universitário, local onde encontram-se instalados os campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da Universidade Federal Fluminense – UFF, e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FEMASS, na cidade de Macaé. Primeiramente, foram estudados os dados pluviométricos da região, possibilitando assim o dimensionamento do volume adequado do reservatório por meio de métodos de cálculo consagrados. Em seguida, foi realizado o dimensionamento de todos os itens necessários ao funcionamento do sistema, incluindo tubulações, bombas, caixas d’água, cálculo de armadura para a cisterna, entre outros. Essas informações possibilitaram a realização do orçamento do projeto e a análise de viabilidade de sua implantação, com base nos custos totais com mão-de-obra e materiais, e levando em consideração a economia financeira que o sistema irá gerar para as instituições. Dessa forma, o sistema mostrou-se viável, devido ao curto tempo de retorno do investimento e a economia de água potável gerada.

Water is an essential natural resource for life on our planet, but it is increasingly scarce, being considered limited. As a result, the study of technologies that target the implementation of projects that seek water resources conservation become more necessary. In this context, rainwater harvesting for non-potable purposes is becoming a great alternative for water resources conservation, in addition to contributing to withholding floods in urban areas, as it removes a great volumes of rainwater from the cities’ drainage systems, and finally generating an economy off the system users’ water bills. The objective of this work is to dimension a rainwater harvesting system at Polo Universitário, located in Macaé, Rio de Janeiro, on the campus of Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade Federal Fluminense - UFF, and Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FEMASS. Firstly, the rainfall data from the region was studied, which allowed for adequate volume dimensioning from the reservoir through renowned calculation methods. Subsequently, a dimensioning of all the necessary items for the functioning of the system was performed, including pipings, pumps, water tanks, armor calculation for the cistern, among others. With this information, it was possible to estimate the cost of the project and to analyze the viability of its implementation, based on the total cost of labor and material, taking into consideration the financial economy that the system will generate for the institutions. Therefore, the system proved itself viable, due to the short-time return on investment and the generated economy of potable water.

Visualizar

search file 512