STRATEGIC PLANNING AS A TOOL FOR DECISION MAKING AT AN ENGLISH LANGUAGE SCHOOL: A CASE STUDY

Prof. D.Sc.Thiago Gomes de Lima

O Planejamento Estratégico é utilizado desde 1950 no mundo dos negócios. Passou por váriostransformações para que não fique antiquado. Em sua pesquisa, serão analisados ​​os principais fatores para a construção de um planejamento estratégico assertivo, como, por exemplo, dados do setor, registros de empresas e questões governamentais. Um bom planejamento estratégico pode conduzir a empresa de forma mais rápida e precisa em direção à missão e visão estabelecidas pela própria empresa. O objetivo principal desta pesquisa é analisar através da metodologia de estudo de caso como uma escola de inglês faz seu próprio planejamento estratégico utilizando ferramentas utilizadas na gestão estratégica, tais como: Análise SWOT, Balanced Scorecard (BSC) e Mapa Estratégico, 5W2H, Business Model Canvas , Cinco Forças de Porter e Demonstrativo de Renda e Balanço. Foram encontradas algumas iniciativas-chave recomendadas para a empresa estudada, como por exemplo: internacionalização, desenvolvimento de material próprio e desenvolvimento de tecnologia referente ao metaverso para que uma maior fatia de mercado possa ser alcançada. Concluiu-se que a empresa utiliza as ferramentas de planejamento estratégico, principalmente, para pivotar sempre que necessário apesar do competitivo mercado de aprendizado de idiomas. O estudo mostrou que duas das ferramentas são mais utilizadas para o desenvolvimento do planejamento estratégico, a saber, a Análise SWOT e o Balanced Scorecard. Identificou-se também que a ferramenta 5W2H poderia ter sido utilizada ainda mais uma vez que o plano de ação foi definido, sendo considerada uma etapa de grande relevância para o planejamento estratégico.

Strategic Planning has been used since 1950 in the business world. It went through many differenttransformations so that it does not become old fashioned. In his research, key factors to build up an assertive strategic planning will be analyzed, for instance, industry data, company records and government issues. A good strategic planning may drive the company way quicker and more accurate towards its mission and vision established by the company itself. The main objective of this research is to analyze through case study methodology how a language English school makes its own strategic planning using tools used at strategic management, such as: SWOT Analysis, Balanced Scorecard (BSC) and Strategic Map, 5W2H, Business Model Canvas, Five Forces of Porter, and Income and Balance Statement. Some key initiatives were found recommended for the company studied, for instance: internationalization, development of own material, and development of technology regarding the metaverse so that a broader share of market can be tackled. It was concluded that the company uses the strategic planning tools, especially, to pivot whenever necessary despite the competitive language learning market. The study showed two of the tools were more used towards the strategic planning development, that was, the SWOT Analysis and the Balanced Scorecard. It was also identified that the 5W2H tool could have been used even more once the action plan was defined it is considered to be a stage of great relevance for the strategic planning.